Dia Mundial da Alimentação de 2009

---
Informação sobre a Roda dos Alimentos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A roda dos alimentos está dividida em 7 grupos (cereais e derivados/tubérculos, hortícolas, fruta, lacticínios, carne/peixe/ovos, leguminosas, óleos e gorduras) mais a água. Esta roda dos alimentos é uma ajuda preciosa para quem quer ter uma alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada.
Para que a nossa alimentação seja saudável ela deve ser:

· Completa – comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente;
· Equilibrada – Devemos comer em maior quantidade os alimentos que pertencem a grupos de maior dimensão e em menor quantidade os alimentos que pertencem a grupos de menor dimensão;
· Variada – devemos variar os alimentos dentro de cada grupo.

A imagem da Roda dos Alimentos ajuda-nos a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. Por isso, construímos uma imagem da roda para colocarmos na porta do nosso frigorífico.
Depois disso, experimentámos uma receita de batido de banana. Estava deliciosa… Deixamos aqui a receita caso queiram experimentar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Receita de Batido de banana
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ingredientes:
· 1 litro de leite
· 4 bananas maduras
· 1 colher de mel

Preparação: Descascámos as bananas, cortámos em pedaços e colocámos num liquidificador. De seguida, juntámos o leite e o mel e trituramos tudo muito bem. Vertemos o batido em copos.



Construção de uma Roda dos Alimentos ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

As turmas do 2ºB, 3º B e 4º B uma roda dos alimentos com alimentos verdadeiros, como se pode ver nas imagens que se seguem.






A turma do 3º B seleccionou, em panfletos de supermermercados, alimentos que colou no interior do contorno de um corpo. Este trabalho foi feito na sequência da leitura de uma história que falava dos alimentos imprescindíveis para uma alimentação saudável.




1 comentários:

Saúde disse...

PARABÉNS pelas actividades! Motivar os alunos para o tema da alimentação saudável é fundamental, mas não se esqueçam de apresentar as actividades realizadas aos encarregados de educação para o tema ser continuado em casa...
Susana Sinde
Nutricionista